Encontro de Formação

                                        EDITAL DE 2021













































O encontro tem como objetivo trabalhar as necessidades específicas dos alunos da Educação Especial. Estratégias de intervenção na escola comum inclusiva. Práticas de adaptação de atividades para a inclusão escolar.



A oficina tem como objetivo de oportunizar a vivência de atividades com os blocos lógicos, na formação de conceitos matemáticos.

As atividades poderão servir como suporte para o desenvolvimento de aulas para estudantes dos anos iniciais da Educação Básica e Educação Infantil, pois há várias atividades que ajudam as crianças a desenvolver o raciocínio, a concentração e a capacidade de classificar.

Esses materiais foram criados na década de 50 pelo matemático húngaro Zoltan Paul Dienes, e são bastante eficientes para que os alunos exercitem a lógica e evoluam no raciocínio abstrato.

Eles facilitarão a vida dos alunos nos futuros encontros com números, operações, equações e outros conceitos da disciplina. Sua função é dar aos alunos as ideias das primeiras operações lógicas, como correspondência e classificação. Essa importância atribuída aos materiais concretos tem raiz nas pesquisas do psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980).

Segundo Piaget, a aprendizagem da Matemática envolve o conhecimento físico e o lógico-matemático. No caso dos blocos, o conhecimento físico ocorre quando o aluno manuseia, observa e identifica os atributos de cada peça. O lógico-matemático se dá quando ela usa esses atributos sem ter o material em mãos (raciocínio abstrato).

Os Blocos Lógicos podem ser trabalhados com crianças de diferentes faixas etárias. Porém recomendamos que o professor vivencie antecipadamente os jogos, para que se sinta seguro em sua aplicação.

É primordial que em nenhum momento o professor recrimine um aluno por suas respostas erradas no jogo. Ele deve fazer com que a própria criança perceba sua falha e tenha chance de corrigir o erro. Caso o aluno não perceba onde errou, o professor deve lançar a questão para a classe, fazendo com que os alunos se conscientizem da necessidade de estarem atentos durante o desenvolvimento do jogo, para poderem resolver todas estas questões.

Diálogo sobre o movimento de transformação da Robótica Proprietária em Robótica Híbrida em Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem; o desenvolvimento de kits didático-pedagógicos de Robótica Livre para trabalhar conceitos científico-tecnológicos das diversas áreas do conhecimento (como, por exemplo, a Física, a Biologia, a Matemática entre outras); a criação de artefatos cognitivos por alunos do ensino fundamental - construção de uma árvore de natal (a partir de sucata tecnológica) com pisca-pisca controlado por programação desenvolvida na arduino. 

Durante o encontro os participantes terão a oportunidade de construir o Robô Escova Livre. 



A compreensão das frações, seus significados, operações, representações, dentro do campo dos números racionais é um assunto muito discutido pelos pesquisadores e talvez pouco explorado na escola. Muitas vezes as frações são apresentadas aos alunos nos anos iniciais e depois elas são pouco exploradas em contextos significativos. 

Essa maneira de trabalhar com esses números deixa uma lacuna no aprendizado fazendo com que o aprendiz tema se deparar com esses números e suas operações. Assim, é preciso apoiar futuras professoras dos anos iniciais no sentido de descortinar as possíveis dificuldades com o ensino e aprendizagem dos números racionais na forma de fração para que elas possam lidar com confiança com esse conteúdo em suas práticas de sala de aula. 

A oficina ofertada “O ensino e aprendizagem de frações utilizando material concreto” trata de apresentar opções metodológicas para o trabalho com as frações, bem como apontar as dificuldades mais comuns que ocorrem no processo de ensino e aprendizagem desse conteúdo e também sugerir caminhos para a solução de tais dificuldades.



































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