EDITAL DE 2021

As atividades
poderão servir como suporte para o desenvolvimento de aulas para estudantes dos
anos iniciais da Educação Básica e Educação Infantil, pois há várias atividades que ajudam as crianças a desenvolver o
raciocínio, a concentração e a capacidade de classificar.
Esses materiais foram criados na década de 50 pelo matemático húngaro
Zoltan Paul Dienes, e são bastante eficientes para que os alunos exercitem a
lógica e evoluam no raciocínio abstrato.
Eles facilitarão a vida dos alunos nos futuros encontros com números, operações, equações e outros conceitos da disciplina. Sua função é dar aos alunos as ideias das primeiras operações lógicas, como correspondência e classificação. Essa importância atribuída aos materiais concretos tem raiz nas pesquisas do psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980).
Segundo Piaget, a aprendizagem da Matemática envolve o conhecimento físico e o lógico-matemático. No caso dos blocos, o conhecimento físico ocorre quando o aluno manuseia, observa e identifica os atributos de cada peça. O lógico-matemático se dá quando ela usa esses atributos sem ter o material em mãos (raciocínio abstrato).
Os Blocos Lógicos podem ser trabalhados com crianças de diferentes
faixas etárias. Porém recomendamos que o professor vivencie antecipadamente os
jogos, para que se sinta seguro em sua aplicação.
É primordial que em nenhum momento o professor recrimine um aluno por suas respostas erradas no jogo. Ele deve fazer com que a própria criança perceba sua falha e tenha chance de corrigir o erro. Caso o aluno não perceba onde errou, o professor deve lançar a questão para a classe, fazendo com que os alunos se conscientizem da necessidade de estarem atentos durante o desenvolvimento do jogo, para poderem resolver todas estas questões.

Durante o encontro os participantes terão a oportunidade de construir o Robô Escova Livre.
Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/ 3509982803732968

Essa maneira de trabalhar com esses números deixa uma lacuna no
aprendizado fazendo com que o aprendiz tema se deparar com esses números e suas
operações. Assim, é preciso apoiar futuras professoras dos anos iniciais no
sentido de descortinar as possíveis dificuldades com o ensino e aprendizagem
dos números racionais na forma de fração para que elas possam lidar com
confiança com esse conteúdo em suas práticas de sala de aula.
A oficina
ofertada “O ensino e aprendizagem de
frações utilizando material concreto” trata de apresentar opções
metodológicas para o trabalho com as frações, bem como apontar as dificuldades
mais comuns que ocorrem no processo de ensino e aprendizagem desse conteúdo e
também sugerir caminhos para a solução de tais dificuldades.
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